quinta-feira, 14 de julho de 2016

ESTUDANTES DA UFS REALIZARÃO DOCUMENTÁRIO

Estudantes da Universidade Federal de Sergipe realizarão a exibição do documentário “Tupinambá: O retorno da terra”, dirigido pela antropóloga Daniela Fernandes Alarcon (Museu Nacional-UFRJ), que estará aqui para apresentar seu trabalho.

A exibição será seguida de uma conversa com Jéssica Quadros, tupinambá da Serra do Padeiro, que falará sobre as experiências e lutas indígenas na região em que vive. A última prisão do Cacique Babau, em abril deste ano, bem como a ofensiva da CPI da Funai a partir do final de 2015, colocou diante da população a urgência em conhecer e debater a situação do povo Tupinambá, que vem sofrendo há muitos anos com a lentidão do processo de demarcação da Terra Indígena na região da Serra do Padeiro (BA).

Enquanto o processo de demarcação segue paralisado, os Tupinambá enfrentam, constantemente, o avanço de mineradoras sobre suas terras, o que não apenas causa desequilíbrio ambiental, mas reitera a produção de violência e morte que organiza a estrutura fundiária brasileira. O evento, que foi custeado pela contribuição espontânea de gente do Brasil inteiro, é produzido sem qualquer financiamento institucional.
O espaço será aberto, gratuito e não precisa de inscrições prévias. O evento será realizado no dia 28/07/2016, no auditório da Didática VI, na UFS, campus São Cristóvão, às 17 h.

Por: Aline Passos, FAXAJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU RECADO DEMOCRÁTICO!!!

Atenção: O espacodemocratico3.blogspot.com.br não se responsabiliza por opiniões aqui expressas; pela autenticidade dos comentários e menos ainda por ilações que internautas façam em relação a outros comentários ou comentaristas. As opiniões aqui expressas não refletem, obrigatoriamente, a opinião do blog espacodemocratico3.blogspot.com.br. Este é um espaço democrático e aberto a todos que queiram manifestar suas opiniões. Comentários ofensivos ou de baixo calão serão sumariamente deletados.

Pastoral da Criança